Tic Tac, Piu Piu.... Som do relógio ou presilha de cabelo? Som que o passarinho Faz ou personagem de desenho animado?
A comunicação é algo tão simples e ao mesmo tempo tão complicado. Aconteceu um fato comigo hoje que me fez refletir.
Marquei com uma  pessoa  de se encontrar comigo na entrada do Supermercado Extra. Sai da minha casa  e fui para o Extra e fiquei esperando na entrada de pedestres. Esperei por 15 minutos e nadaa... Quando estava na porta de casa ela me liga dizendo que estava me esperando na entrada do Extra... que estranho, não nos encontramos. Bom , perguntando descobri que ela estava esperando na calçada, na entrada de carros e eu na entrada da loja.
Desencontro .
O que deu de errado?
Hoje temos um monte de maneiras  de nos comunicar , não é mesmo?
Porém cada dia mais difícil entender o que o outro quer dizer,  transmitir, qual é a intenção a real mensagem e ai a nossa imaginação vai longe.
Uma mesma palavra pode ser interpretada de diversas formas  de acordo com nossa história de vida, nossas experiências , nossos valores.
A grande dificuldade é que essas mensagens  lançadas ao vento para serem interpretadas de acordo com cada um causam muita confusão. Causam mau entendidos, brigas, inconvenientes que poderiam ser evitados se tivéssemos o Hábito de sermos específicos com o que queremos dizer, de perguntarmos o que a pessoa entendeu, de nos explicarmos para sermos compreendidos, claro se essa for  a intenção.
Pasmem mas a responsabilidade é do comunicador. Se você que quer passar a informação seja o mais específico possível  e sempre procure saber o que a pessoa que recebeu a mensagem entendeu do seu recado.
Seja claro nas suas informações, não tenha medo de dizer e explicar para o outro o que  vosêr quer passar coma a sua mensagem .
Bom e se você for o receptor da mensagem?
Se a responsabilidade é do comunicador.... Pergunte, diga o que você entendeu, o que sentiu.
Quando usamos a escrita fica td muito mais difícil afinal não tem tom de voz, gestos, tonalidades.
Facilite a sua vida e suas relações. Pratique o exercício da atenção, questione e certifique-se que a mensagem foi compreendida por todas as partes , com certeza vai facilitar suas relações e sua vida.
Você me compreendeu?
Bjs a todos
Amanhã tem mais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog